Eventos e Actividades

2022

Balanço Final das Jornadas Internacionais da Batata

As Jornadas Internacionais da Batata decorreram a 3 e 4 de maio, no Fórum Cultural em Alcochete. Nestes dois dias reuniram-se mais de 150 participantes, entre especialistas nacionais, estrangeiros, representantes da fileira nomeadamente técnicos, produtores e operadores que debateram o momento particularmente desafiante para a batata portuguesa. 
 
Estas jornadas foram promovidas pela Porbatata no âmbito do projeto da Promoção da Batata Portuguesa nos Mercados Externos, apoiada pelo Portugal 2020, inserido no Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, em parceria com diversas associações, nomeadamente a Associação Portuguesa de Horticultura (APH), o Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional (COTHN), a Escola Superior Agrária de Santarém (ESAS) e a Federação Nacional das Organizações de Produtores de Frutas e Hortícola (FNOP).  Contou ainda com os patrocínios da Safe-Crop, Nufarm, Hubel, Belchim, Ascenza, Massó, BASF, Alltech, Valorfito e Magos. 
 Nestas jornadas abordaram-se temáticas determinantes para a Batata Portuguesa como mercados internacionais e exportações, organização e aumento de custos dos fatores de produção, novas tecnologias, fitossanidade, escassez de água e alterações climáticas. 

O encerramento das jornadas contou com a presença da Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes. À tarde realizou-se uma visita a campos de produção de batata do Srº Paulo Bartolo, do Srº Lino Caetano e à central de embalamento e expedição da Organização de produtores Primohorta. 

Image

O 2º Workshop Formativo do projeto H2OptiDemo será realizado no dia 13 de abril, no Auditório Municipal do Cadaval e incidirá na utilização da energia fotovoltaica para sistemas de rega. A poupança de energia está na ordem do dia e esta será uma oportunidade para conhecer melhor sistemas alternativos para a gestão energética de sistemas de rega.

Este workshop também terá uma duração de 8 horas e as inscrições são gratuitas e obrigatórias.

Inscreva-se para participar, clique no link abaixo para aceder ao programa e ao formulário de inscrições: https://www.cothn.pt/publicfiles/yfritnmlgqglivaflerijptpxq4yioo83pxdgisu.pdf

Image

Teve lugar no passado dia 30 de março de 2022, no Auditório 2 do Edifício de Aulas da Escola Superior Agrária de Santarém, o primeiro Workshop Formativo do projeto H2OptiDemo. Este Workshop incidiu sobre a importância de elaborar um bom projeto de sistemas de rega, com a apresentação a cargo de Miguel Tavares da Sysmart.

Image

Teve lugar no passado dia 9 de março de 2022, no Auditório da Caixa de Crédito Agrícola de Alcobaça, a primeira iniciativa do projeto H2OptiDemo. Tratou-se de um Workshop que teve por objetivo transmitir aos participantes importantes conhecimentos sobre gestão de rega, quando e quanto regar, tecnologias atuais ao dispor do produtor e custos de sistemas de gestão de rega. 

2021

Image

No âmbito do Ano Internacional das Frutas e Hortícolas, que se celebrou em 2021 sob a égide da FAO, o CiB – Centro de Informação de Biotecnologia, com o apoio do COTHN – Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional e da FNOP – Federação Nacional das Organização de Produtores de Frutas e Hortícolas, realizaram um evento híbrido na manhã do dia 26 de novembro.

Revelou-se uma oportunidade para discutir questões relevantes que se colocam aos setores da fruticultura e horticultura em Portugal. Para além do diagnóstico da produção nacional em ambos os setores e do seu posicionamento no mercado global, os convidados discutiram os desafios atuais e futuros que se impõem do ponto de vista da inovação e da aplicação das novas tecnologias de edição de genes, da importância do consumo de frutas e legumes para garantir uma alimentação mais saudável, do desperdício alimentar e como combatê-lo. 

O evento, em formato de mesa redonda, teve lugar no Auditório da Cooperativa Agrícola de Alcobaça e foi transmitido em direto.

 

Programa 

Image

No passado dia 25 de novembro de 2021,teve lugar, na Sala Tejo, CNEMA, em Santarém, um encontro intitulado Inovar nos Sistemas Produtivos. Esta iniciativa agrupou uma série de projetos dedicados à inovação para uma partilha de resultados e transferência de conhecimento. Foram apresentados os resultados dos projetos MaisSolo, Hortinf e Qualitomate e abordados outros projetos com várias apresentações das respetivas equipas.

 Programa

Image

Balanço da Campanha dos Horto-industriais 2020

O Balanço de Campanha dos Horto-industriais, edição 2020, evento promovido pelo COTHN, em colaboração com a FNOP e o CCTI, realizou-se no dia 7 de janeiro de 2021 através de vídeo Conferência Zoom e contou com o apoio da Sipcam.

Anualmente fazem-se os balanços das culturas mais representativas do setor hortoindustrial, tais como o tomate de indústria e outras culturas horto-industriais (pimento, brócolo, ….).

Durante o webinar foram apresentados os dados das campanha, a área de produção (ha), a produtividade, a qualidade da produção, os principais problemas registados (condições de clima, solo, pragas, doenças...), as suas variações em relação a anos transatos e as perspetivas comerciais.

Esta iniciativa contou ainda com a apresentação dos trabalhos desenvolvidos no âmbito do grupo operacional – Qualitomate e ainda a participação de stakeholders que abordaram os principais aspetos técnicos que caracterizaram a campanha.

 

Assista ao balanço:

https://www.youtube.com/watch?v=_SyE3Uz1IPI&feature=emb_logo

 

 
 
 

2020

Image

Os estudos efectuados indicam que o nosso país e a região mediterrânica se encontram entre as zonas da Europa com maior vulnerabilidade aos impactos das alterações climáticas.

Ciente desta realidade a ANPROMIS, o COTR, a FNOP, a UNAC e o ISA implementaram o projecto  RIAAC AGRI “Rede de impacto e adaptação às alterações climáticas  nos sectores agrícola, agroalimentar e florestal”.

No âmbito das diversas acções levadas a cabo, vai ter lugar no próximo dia 18 de Dezembro, pelas 15h00, um Webinar subordinado ao tema “Alterações Climáticas: que desafios para o sector agroflorestal nacional?”, cujo programa pode consultar AQUI.

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias até ao próximo dia 15/12/2020, através do link - Inscreva-se aqui.

A FNOP promoveu no  dia 3 de Março, a visita dos deputados da Comissão de Agricultura da Assembleia da Republica a 3 das Organizações de Produtores suas associadas da região Oeste (CAMPOTEC S.A., CARMO & SILVÉRIO S.A. e FRUTOESTE CRL.).

No período da tarde, no  final da visita, organizou-se um espaço de debate em sala, uma oportunidade única para expor à Comissão de Agricultura a realidade do sector hortofrutícola organizado, nomeadamente no que diz respeito à actividade das Organizações de Produtores.

Realizou-se no dia 27 de Fevereiro mais uma ação de demonstração do Grupo Operacional MaisSolo, coordenado pelo COTHN e com a colaboração da FNOP, INIAV, ESAS e as entidades Agromais, Torriba e Fertiprado.
Foi uma oportunidade para conhecer os mais recentes resultados deste projeto, apresentados diretamente nos campos experimentais da Herdade S. João de Brito.
Conheça o programa em detalhe AQUI

2019

Image

Balanço da Campanha dos Horto-industriais 2019

A 4 de Dezembro, o Museu do Vinho, na Quinta das Pratas, na cidade do Cartaxo, recebeu o “Balanço da Campanha dos Horto-industriais de 2019”. Este evento foi organizado pelo Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional (Cothn), em colaboração com a Federação Nacional de Organizações de Produtores de Frutas e Hortícolas (FNOP) e o Centro de Competências para o Tomate de Indústria (CCTI).

A edição de 2019 deste balanço anual incidiu sobre as culturas horto-industriais «mais representativas do sector hortícola», como o tomate, o pimento e o brócolo. Em análise estiveram factores como a área de produção, a produtividade, a qualidade da produção, os principais problemas registados (condições de clima, solo, pragas, doenças…), as suas variações em relação a anos transactos e as perspectivas comerciais.

Também foram apresentados trabalhos desenvolvidos no âmbito do grupo operacional Qualitomate. 

Image

Sessão de Esclarecimento PAC pós 2020 

14 de Novembro 2019 - 15h - Sede da FNOP, Lisboa

Estando previsto entrar em vigor em 2021 um Novo Quadro Comunitário de Apoio, com duração de mais 7 anos, quadro esse que já começou a ser negociado em 2017 e que está a entrar agora numa fase de decisões, a FNOP promoveu uma sessão de esclarecimentos para os seus associados para que tenham conhecimento do Plano Estratégico delineado para esta nova PAC e do que está “em cima da mesa” no que diz respeito ao Quadro Financeiro.

A sessão teve como oradora a Eng.ª Sónia Calção do GPP.

Image

VI Jornadas Técnicas da Batata

Pretende-se com as “VI Jornadas Técnicas da Batata” contribuir para divulgação e
lançamento de novas estratégias de inovação e competitividade, indispensáveis
para a modernização e o desenvolvimento da fileira da batata.

Inscrições Aqui

2018

Image

Enquadrado na Tecfresh'18 ( https://tecfresh.pt/ ), a FNOP irá realizar dia 16 de Novembro um colóquio dedicado ao tema Hortofruticultura Emergente - Novas culturas e novos mercados. Convidámos para o mesmo um conjunto de especialistas que irão compartilhar informações sobre as tendências e os desafios futuros no sector.

Inscrições gratuitas aqui:

https://www.eventbrite.pt/e/bilhetes-hortofruticultura-emergente-novas-culturas-e-novos-mercados-51960170268

 

Image

Enquadrado na Tecfresh'18 ( https://tecfresh.pt/ ), a FNOP irá realizar um colóquio dedicado ao tema Tomate de Indústria, dia 15 de Novembro, onde um conjunto de especialistas irão compartilhar informações sobre os avanços tecno-científicos, as tendências e os desafios futuros para a cultura do tomate de indústria numa perspectiva nacional.

Inscrições gratuitas aqui:

https://www.eventbrite.pt/e/bilhetes-tomate-de-industria-oportunidades-e-desafios-51885577158

 

 Rua Mestre Lima Freitas, n.º 1 - 6.º - 1549-012 Lisboa - Portugal  +351 217 100 070 / 78  fnop@fnop.pt  Seg - Sex: 9:30 - 18:00

Barra CoFinanciamento